Chuva forte provoca deslizamento de terra em Salvador; há pessoas soterradas

Deslizamento aconteceu no bairro Saramandaia e atingiu pelo menos três casas; bombeiros procuram por quatro pessoas

Por Andrey Mattos

Chuva forte provoca deslizamento de terra em Salvador; há pessoas soterradas
Deslizamento de terra em Salvador
Reprodução

Um deslizamento de terra atingiu pelo menos três casas na manhã desta quarta-feira (27) no bairro Saramandaia, em Salvador, na Bahia, em meio às fortes chuvas que atingem a capital baiana. 

Segundo apuração da Band, o Corpo de Bombeiros está no local e procura por pelo menos quatro pessoas soterradas, entre elas uma criança de apenas seis anos de idade. 

Uma pessoa foi resgatada com vida, mas ainda não há informações sobre o estado de saúde dela. Devido às chuvas, algumas sirenes em áreas de risco foram acionadas para alertar a população para procurar locais seguras. 

Entre os dias 1º e 27 de novembro, a chuva registrada em Salvador é de  322,3mm, o maior volume para o mês, analisando desde 1961. O maior valor anterior para o mês era de 319,2 mm em novembro de 2011. A média para novembro é 108,2mm. 198% a mais. 

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu um alerta sobre a continuidade das chuvas fortes e para o risco de alagamento e deslizamento de terra. Ao todo, 14 áreas de risco são monitoradas pela Prefeitura de Salvador. 

Um casarão desabou parcialmente na Avenida José Joaquim Seabra, na Baixa dos Sapateiros, na noite de terça-feira (26). Três famílias precisaram ser retiradas de moradias próximas ao imóvel.  

Alerta laranja para chuva

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para o perigo de chuvas intensas na Bahia, em Sergipe e no Pará entre a terça-feira, 26, e a quarta-feira, 27. As regiões afetadas são: o nordeste e o centro-norte da Bahia, a Região Metropolitana de Salvador; leste, agreste e sertão de Sergipe; e o sul do Pará.

O alerta laranja é emitido quando o volume previsto de chuva é de 30 mm a 60 mm por hora ou de 50 mm a 100 mm por dia, com ventos de 60 km/h a 100 km/h.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais