Centro financeiro e de diversidade, Avenida Paulista completa 132 anos

Fundada em 8 de dezembro de 1891, a Avenida Paulista vem se modificando, mas persiste como um ícone da capital

Por Norah Lapertosa

Uma avenida cheia de vida, dominada por arranha-céus, espaços culturais, centros comerciais, parques, bares e restaurantes. Não importa o horário, ela nunca está vazia. 

É palco de manifestações, eventos variados e símbolo da diversidade. Fundada em 8 de dezembro de 1891, a Avenida Paulista vem se modificando, mas persiste como um ícone da capital. 

O território que, nas primeiras décadas, abrigou mansões dos endinheirados da época, ganhou prédios residenciais e comerciais, se consolidando como centro financeiro e cultural de São Paulo e do Brasil. A avenida foi palco de transformações históricas. Em 1909, foi a primeira via asfaltada da capital. 

A partir de 1968, passou a abrigar a icônica sede do MASP, um marco arquitetônico brasileiro. Da avenida, é possível contemplar a emblemática torre Maria Helena Mendes de Barros Saad, popularmente conhecida como torre da Band. 

As calçadas amplas e a ciclovia central convidam a um passeio extraordinário com pessoas e expressões culturais de todos os gêneros. Ao completar 132 anos de transformações, a avenida paulista sintetiza a história da maior cidade do Brasil.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.