Celular Seguro: saiba como usar o aplicativo que bloqueia aparelhos roubados

Programa ultrapassou a marca de 30 mil alertas de bloqueios referentes a perda, roubo ou furto de aparelhos, a partir de usuários que já se cadastraram na ferramenta

Por Guilherme Oliveira

Celular
Tânia Rego/Agência Brasil

O governo federal lançou em dezembro do ano passado o aplicativo Celular Seguro para combater roubos e furtos de celulares em todo o Brasil. Desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em colaboração com a Anatel, Febraban, Instituições Financeiras e Operadoras de Telefonia, o aplicativo é muito simples. 

Desde o lançamento, o programa ultrapassou a marca de 30 mil alertas de bloqueios referentes a perda, roubo ou furto de aparelhos, a partir de usuários que já se cadastraram na ferramenta. A iniciativa possui mais de 1,7 milhão de usuários cadastrados em todo o país, com 1,3 milhão de celulares registrados.

E para se cadastrar no programa Celular Seguro é simples. Confira o passo a passo:

Para começar, basta buscar por "Celular Seguro BR" na loja de aplicativos do seu celular e instalá-lo. Em seguida, abra o aplicativo e escolha a opção "Acessar com Gov.br" para iniciar o cadastro. 

Se você ainda não possui uma conta Gov.br, crie pelo aplicativo ou site, Insira suas informações pessoais, como nome completo, CPF, data de nascimento, e-mail e crie uma senha. Confirme seu cadastro por e-mail e retorne ao aplicativo Celular Seguro para fazer o login.

Uma vez logado, você terá acesso às principais funções do aplicativo, incluindo o cadastro de pessoas de confiança, registro de telefone e registro de ocorrência. 

Primeiro, cadastrar os contatos de confiança que poderão te ajudar em caso de necessidade, inserindo os dados pessoais deles. Em seguida, registre o seu telefone. E lembre-se: o número do seu celular precisa estar cadastrado no seu CPF para o aplicativo funcionar corretamente!

Para registrar uma ocorrência, peça a um contato de confiança para acessar o site celularseguro.mj.gov.br ou o aplicativo, e informar que está registrando a ocorrência em seu nome. Ele deve descrever o ocorrido, incluindo o local, hora e detalhes do problema, e anotar o número de protocolo. 

O Programa Celular Seguro já bloqueou mais de 30 mil celulares perdidos, roubados ou furtados no país. O aplicativo é gratuito e está disponível para dispositivos Android na Google Play Store e para dispositivos iOS na App Store.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.