Bora Brasil

'Carro hacker': jovem que usava esquema em veículo para aplicar golpes é preso

Carro dirigido pelo suspeito tinha antena que captava sinais de celulares próximos; com as informações das vítimas, homem disparava mensagens falsas de banco

Por Guilherme Oliveira

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

A polícia prendeu um jovem acusado de golpes cibernéticos na Vila Prudente, na zona leste de São Paulo. O caso aconteceu na noite desta terça-feira (23) na avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello.

Segundo informações, o homem foi detido utilizando equipamentos eletrônicos o interior do veículo de uma locadora de automóveis.

O golpista conduzia um Jeep Renegade branco quando foi parado pelos agentes durante uma abordagem de rotina.

As informações preliminares apontam que o carro possuía uma antena, que foi instalada com o objetivo de capturar sinal dos aparelhos celulares de pessoas que estão transitando a pé ou em veículos próximos.

No interior do automóvel, os policiais encontraram um notebook e vários outros equipamentos usados na captura dos dados das vítimas.

O bandido circulava por 12 horas, das 7h às 19h, em regiões nobres, como os Jardins e a avenida Paulista.

Após capturar o sinal dos celulares, o criminoso, com um equipamento, disparava automaticamente mensagens via SMS para o celular das vítimas, informando o recebimento de um determinado número de pontos e a direciona para o link do golpe.

O link simula a tela do internet banking do banco Itaú. A vítima, então, é convencida a digitar o CPF e outros dados pessoais e o suspeito, com essas informações, consegue acessar o aplicativo de banco e realizar transações financeiras.

O homem detido, de 21 anos, foi conduzido ao 42º Distrito Policial do Parque São Lucas.

Ele foi autuado em flagrante por associação criminosa, invasão de dispositivo informático, por dirigir sem permissão ou habilitação, desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicação e corrupção de menor, já que a namorada dele, uma adolescente, é quem recebia os valores obtidos de forma fraudulenta.  

O jovem não possui Carteira Nacional de Habilitação e nem tem antecedentes criminais. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.