Candidato a vereador é encontrado morto e amarrado dentro de carro em SP

Luis Antônio de Jesus Barbosa era candidato em Santo André, pelo União Brasil

da redação com lucas martins

Luis Antônio de Jesus Barbosa, candidato a vereador pelo União Brasil em Santo André, no ABC Paulista, foi encontrado morto dentro de um carro em Diadema, cidade da mesma região, nesta terça-feira (24). 

Ele, que estava desaparecido há alguns dias, foi encontrado com as mãos amarradas e uma corda no pescoço, com sinais de estrangulamento. A polícia investiga se o caso tem relação com as eleições. 

Em nota, o União Brasil declarou que é prematuro afirmar que o episódio tem conotação política ou partidária, “mas é inaceitável e preocupante que a violência, que já chegou aos debates, alcance as campanhas com este nível de gravidade”.

“Na democracia, disputas se resolvem nas urnas e jamais com a barbárie. O União Brasil cobra das autoridades do Governo do Estado de SP a apuração urgente dos fatos até que se chegue aos culpados. O partido exige urgências nas investigações”, declarou o partido em nota. 

Outros casos 

No veículo, estavam a candidata, a filha dela, de apenas oito anos, uma outra criança, filha de um vereador, de 10 anos, e uma assessora. O carro era blindado. 

Após encerrar uma caminhada eleitoral pela cidade, o grupo foi até o carro e, quando entrou em uma estrada, em trecho de mata, escutou vários tiros. 

A assessora da candidata, que dirigia o veículo, conseguiu acelerar e escapar do local, mas o veículo chegou a ser atingido por quatro tiros. Ninguém ficou ferido. O caso foi registrado na Delegacia Sede do Guarujá. 

Em imagens obtidas pela Band, é possível ver o momento da ação. No vídeo, a vítima está falando no telefone, em frente ao comitê e ao lado de um carro de som com adesivos de campanha, quando surge o suspeito em uma motocicleta. 

O bandido diminui a velocidade da moto e efetua pelo menos três disparos em direção ao candidato a vereador, que corre para o interior do imóvel e escapa sem ferimentos.

Segundo o político, apesar de não ser atingido, ele sofreu uma torção no joelho direito ao tentar se esconder e foi a um hospital da região. 

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que o caso foi registrado como tentativa de homicídio pelo 1º DP de Mauá, que solicitou perícia ao local e apreendeu imagens de monitoramento.

Leia a nota completa do União Brasil 

Em poucos dias, foram registrados três casos de violência envolvendo candidatos do partido União Brasil.

O mais grave deles em Diadema, onde o candidato a vereador Luis Lampião foi encontrado morto dentro do carro. Além deste triste caso, um atentado a tiros em Mauá  quase atingiu o candidato a vereador Leandro Hernandez Felipe, em frente ao seu comitê de campanha. No Guarujá, a candidata a prefeita Thaís Margarido sofreu uma tentativa de homicídio no final de semana.

É prematuro afirmar que os episódios têm conotação política ou partidária. Mas é inaceitável e preocupante que a violência, que já chegou aos debates, alcance as campanhas com este nível de gravidade.

Na democracia, disputas se resolvem nas urnas e jamais com a barbárie. O União Brasil cobra das autoridades do Governo do Estado de SP a apuração urgente dos fatos até que se chegue aos culpados. O partido exige urgências nas investigações.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.