Vídeo: caminhão tomba durante forte temporal com ventos de 112km/h em Porto Alegre

Por conta da chuva, cerca de 260 mil imóveis ficaram sem energia elétrica e aulas foram suspensas

GABRIELA DIAS

Um caminhão tombou durante um forte temporal com ventos de até 112 quilômetros por hora que atingiu Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira (31). O caso aconteceu na ponte nova do Guaíba, que liga a capital gaúcha as cidades da Região Metropolitana. 

O motorista do caminhão foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e passa bem. A imagem do veículo tombando foi compartilhada nas redes sociais (veja acima). 

Por conta da chuva, cerca de 260 mil imóveis ficaram sem energia elétrica e aulas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foram suspensas, mas foram retomadas nesta terça-feira. 

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou, nesta terça-feira (1º), que dez municípios registraram algum tipo de ocorrência causada pela forte chuva que atingiu principalmente a Região Metropolitana de Porto Alegre.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou, em poucas horas, mais de 60 milímetros (mm) de chuva em Porto Alegre.

Cidades atingidas

Os municípios que já reportaram danos à Defesa Civil do estado foram:

Bom Retiro do Sul: houve queda de árvores que provocaram, em um ponto, a derrubada de um poste e, em outro ponto, rompimento dos fios de baixa tensão.

Butiá: três casas destelhadas, sendo uma no bairro Charrua e duas casas no bairro Santa Rita.

Cachoeirinha: houve destelhamento de três residências e um comércio e queda de galho obstruindo o passeio público.

Canoas: houve 256 residências com telhados danificados, queda de 62 árvores e 35 escolas com algum dano. Ocorreram danos no telhado de cinco postos de saúde. Bairros Rio Branco, Fátima, Harmonia, Niterói, São Luiz Mathias, Mato Grande Vila Cerne, cinco colônias, Santo Operário e Igara ficaram parcialmente sem energia elétrica.

Eldorado do Sul: cerca de 450 casas e 15 escolas municipais foram atingidas pelo mau tempo. Não haverá aula na rede municipal nas próximas horas.

Inhacorá: a cidade anunciou prejuízos em residências devido aos ventos fortes, ocasionando queda de árvores.

Minas do Leão: casas e prédios destelhados, grande quantidade de postes e árvores obstruindo as vias. Duas pessoas ficaram feridas.

Nova Santa Rita: reportou o destelhamento de residências, queda de árvores sobre casa e veículo. Quedas de árvores com galhos obstruindo as vias e o passeio público.

Porto Alegre: pontos de atendimento de saúde comunicaram intercorrências (danos em telhados, água nas instalações e falta de energia elétrica). Carreta tombou com a força dos ventos que atingiram a nova ponte do Guaíba.

Triunfo: danos materiais no telhado de um asilo da cidade. O Corpo de Bombeiros Militar esteve no local.

Com informações da Agência Brasil

Tópicos relacionados

Mais notícias