Avião da FAB decola hoje rumo à Polônia

Aeronave da FAB leva 11,6 toneladas de ajuda humanitária; retorno ao Brasil está previsto para quinta-feira (10)

Por Angelo Nascimento

Na tarde desta segunda-feira (7) está prevista a partida do avião da Força Aérea que vai resgatar os brasileiros que fugiram da guerra na Ucrânia. O KC-390, maior aeronave produzida no Brasil, vai até Varsóvia, na Polônia, levando 11,6 toneladas de material humanitário para ser doado à Ucrânia. Na volta, prevista para quinta-feira (10), embarcam brasileiros e seus animais de estimação que fugiram das áreas de conflito.

O voo parte de Brasília e faz paradas técnicas no Recife, em Cabo Verde e em Lisboa antes de chegar na Polônia, com previsão de pouso na quarta-feira (9). A operação foi articulada pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores.

Na capital polonesa, brasileiros resgatados da Ucrânia vão embarcar no avião de volta ao Brasil. Cães e gatos de estimação também foram autorizados a viajarem.

Vídeo: Presidente da Ucrânia diz para população se preparar para novo ataque

A invasão da Rússia à Ucrânia chega nesta segunda-feira (7) ao décimo segundo dia com a expectativa de uma nova rodada de negociações. Hoje, os russos prometeram abrir corredores humanitários em Kiev e mais três cidades ucranianas: Kharkiv, Sumy e Mariupol.

No fim de semana, o cessar-fogo que havia sido acertado foi desrespeitado e, em Irpin, uma mulher e duas crianças morreram. As vítimas foram atingidas por um morteiro lançado perto da rota de fuga que os moradores estavam usando para escapar do avanço das tropas russas.

Mais notícias

Carregar mais