Um apagão deixou bairros na região central de São Paulo sem energia elétrica nesta segunda-feira (18). Hospitais como a Santa Casa de Misericórdia, o Hospital Santa Isabel e o Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho funcionaram com geradores durante todo o dia e início da noite.
A falta de energia teve início às 10h30 da manhã. Por volta das 19h30, a Enel informou que a energia havia sido restabelecida a 70% dos clientes afetados. Moradores informaram que as previsões de restabelecimento da energia informadas pela empresa não foram cumpridas.
Os hospitais seguem com problemas no funcionamento nesta terça-feira (19). Na Santa Casa de Misericórdia, atendimentos ambulatoriais e exames precisaram ser adiados e serão remarcados. Pacientes do Centro Médico do Hospital Santa Isabel também são prejudicados.
O Sesc informou, em nota publicada nas redes sociais, que a unidade do bairro da Consolação está fechada temporariamente por falta de energia.
O apagão afetou ainda moradores e comerciantes de Higienópolis, Bela Vista, Cerqueira César, Santa Cecília e Vila Buarque. Os lojistas estão parados em frente aos estabelecimentos, esperando alguma resposta da Enel e calculando o prejuízo.
Em nota, a Enel disse que uma ocorrência na rede subterrânea que atende a região de Higienópolis levou à interrupção do fornecimento de energia na região. Segundo a empresa, uma escavação realizada pela Sabesp acabou atingindo acidentalmente cabos da rede subterrânea.
A distribuidora enviou equipes para identificar a causa, realizar o reparo da rede e estabilizar o fornecimento de energia. Além disso, a Enel divulgou que mobilizou geradores para abastecer um hospital e outros clientes prioritários da região.
As equipes técnicas atuaram em parceria com a Sabesp durante a tarde toda e continuam trabalhando para normalizar o serviço.
Por outro lado, em nota, a Sabesp informou que, em avaliação preliminar, constatou que as obras de manutenção e ligação nos ramais de esgoto não danificaram a rede elétrica subterrânea.