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Apagão cibernético: veja quais serviços foram afetados no Brasil

Pane em sistemas de computadores causou "apagão" mundial. Aplicativos de bancos, como Bradesco, apresentam instabilidade

Da Redação

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Reprodução

O apagão cibernético que afeta diversos serviços, como de transporte, saúde e comunicação, em vários lugares ao redor do mundo, nesta sexta-feira (19), chegou ao Brasil. Aplicativos de bancos, por exemplo, apresentam instabilidades. 

Segundo o website que monitora distúrbios técnicos Downdetector, foram registrados picos repentinos de incidentes em sites que utilizam aplicativos da Microsoft.

O Downdetector aponta reclamações de instabilidades nos aplicativos de, pelo menos, quatro instituições financeiras: Bradesco, Banco Pan, Neon e Next. Além disso, usuários indicam oscilação no Banco do Brasil e na operadora de telefonia Claro. 

Ao responder reclamações de usuários nas redes sociais, o banco Bradesco informou que já está atuando para que o acesso seja normalizado “o mais breve possível” e pediu para que os clientes não desinstalem os aplicativos. 

Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), a maioria das instituições financeiras já normalizou os serviços e as demais estão avançando na normalização e trabalhando para garantir o funcionamento dos serviços. 

Voos e aeroportos

Em nota enviada à Band, a Azul informou que o apagão cibernético global pode afetar alguns voos da companhia aérea, como atrasos pontuais. A empresa recomenda que os clientes, que possuem voos nesta sexta-feira e ainda não realizaram o check-in ”cheguem ao aeroporto mais cedo e dirijam-se ao balcão de atendimento da Companhia”. 

Até o momento da publicação desta reportagem, os sistemas e as operações da Gol nos aeroportos não sofreram impactos relacionados ao apagão. 

Já a Latam realiza operações por escrito no Aeroporto Santos Dumont devido ao apagão cibernético. Apesar do problema, o terminal do Rio de Janeiro tem movimentação tranquila e não há registro de problemas no Aeroporto Internacional Tom Jobim. 

Metrô em São Paulo

A Linha 4-Amarela, operada pela ViaQuatro em São Paulo (SP), que operou com velocidade reduzida na manhã desta sexta-feira, informou que a falha não tem relação com o ataque cibernético. Foi uma falha entre apenas duas estações, Vila Sônia e São Paulo-Morumbi. 

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