Apagão cibernético: veja quais serviços foram afetados no Brasil

Pane em sistemas de computadores causou "apagão" mundial. Aplicativos de bancos, como Bradesco, apresentam instabilidade

Da Redação

Apagão cibernético afeta serviços no Brasil
Reprodução

O apagão cibernético que afeta diversos serviços, como de transporte, saúde e comunicação, em vários lugares ao redor do mundo, nesta sexta-feira (19), chegou ao Brasil. Aplicativos de bancos, por exemplo, apresentam instabilidades. 

Segundo o website que monitora distúrbios técnicos Downdetector, foram registrados picos repentinos de incidentes em sites que utilizam aplicativos da Microsoft.

O Downdetector aponta reclamações de instabilidades nos aplicativos de, pelo menos, quatro instituições financeiras: Bradesco, Banco Pan, Neon e Next. Além disso, usuários indicam oscilação no Banco do Brasil e na operadora de telefonia Claro. 

Ao responder reclamações de usuários nas redes sociais, o banco Bradesco informou que já está atuando para que o acesso seja normalizado “o mais breve possível” e pediu para que os clientes não desinstalem os aplicativos. 

Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), a maioria das instituições financeiras já normalizou os serviços e as demais estão avançando na normalização e trabalhando para garantir o funcionamento dos serviços. 

Voos e aeroportos

Em nota enviada à Band, a Azul informou que o apagão cibernético global pode afetar alguns voos da companhia aérea, como atrasos pontuais. A empresa recomenda que os clientes, que possuem voos nesta sexta-feira e ainda não realizaram o check-in ”cheguem ao aeroporto mais cedo e dirijam-se ao balcão de atendimento da Companhia”. 

Até o momento da publicação desta reportagem, os sistemas e as operações da Gol nos aeroportos não sofreram impactos relacionados ao apagão. 

Já a Latam realiza operações por escrito no Aeroporto Santos Dumont devido ao apagão cibernético. Apesar do problema, o terminal do Rio de Janeiro tem movimentação tranquila e não há registro de problemas no Aeroporto Internacional Tom Jobim. 

Metrô em São Paulo

A Linha 4-Amarela, operada pela ViaQuatro em São Paulo (SP), que operou com velocidade reduzida na manhã desta sexta-feira, informou que a falha não tem relação com o ataque cibernético. Foi uma falha entre apenas duas estações, Vila Sônia e São Paulo-Morumbi. 

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