'Alquimista' e outros 14 são denunciados por adulterar leite com ração e soda cáustica no RS

Todos foram alvo da Operação Leite Compen$ado 13, deflagrada dia 11 de dezembro

Paula Neiman

O Ministério Público do Rio Grande do Sul denunciou 15 pessoas pela adulteração de produtos lácteos em uma indústria de Taquara. O leite era fraudado principalmente com soda cáustica e água oxigenada. 

Todos foram alvo da Operação Leite Compen$ado 13, deflagrada dia 11 de dezembro, no município do Vale do Paranhana e também em Parobé, Três Coroas, Imbé e em São José do Rio Preto, em São Paulo. 

Leite com soda cáustica e ração animal

Segundo o MP, foram comprovados 22 fatos delituosos de janeiro de 2022 a dezembro de 2024. De acordo com o promotor, em diversas ocasiões, os 15 denunciados “corromperam, adulteraram e falsificaram produtos lácteos destinados ao consumo humano, mediante a adição de produtos químicos impróprios, tornando-os nocivos à saúde”.

Exames laboratoriais comprovaram leite fora dos padrões de consumo, contendo inclusive soda cáustica, água oxigenada e ração animal.  

Além disso, durante a operação policial, foram encontradas agendas contendo as fórmulas para criação das “receitas”. O responsável seria um químico industrial conhecido como o "Alquimista" ou o "Mago do Leite", que foi preso na ocasião e é um dos denunciados.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais