Um agente da Força Nacional foi baleado e morto na noite desta terça-feira (28) após tentar separar uma briga na Vila Valqueire, na zona oeste do Rio de Janeiro. O agente foi identificado como Edmar Felipe Alves dos Santos e é natural do Alagoas.
O policial militar de Alagoas, que está empregado nas ações da Força Nacional no RJ, ouviu a confusão e foi checar a situação. Ele se deparou com um dos envolvidos na briga em fuga quando acabou atingido por dois tiros na cabeça.
O militar foi socorrido para o Hospital da Aeronáutica, em Campos dos Afonsos, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Uma pessoa envolvida na confusão foi baleada no tórax e levada ao Hospital Carlos Chagas.
Uma câmera de segurança flagrou o momento em que o agente foi baleado. O atirador chega a escorregar e cair no chão, mas consegue fugir. Ele ainda não foi localizado. A Delegacia de Homicídios da Capital investiga o caso. “Diligências estão em andamento para esclarecer todos os fatos”, informa nota da Polícia Civil.
Esse foi o segundo incidente no mesmo dia envolvendo agentes da Força Nacional que estão no Rio de Janeiro para ajudar as policiais estaduais nas ações contra facções criminosas. A atuação foi um pedido do governador Cláudio Castro e autorizado pelo Ministério da Justiça.
Armas de agentes da Força Nacional
Agentes da Força Nacional entraram por engano no Complexo do Chapadão, em Costa Barros, na zona norte do Rio, e foram assaltados na tarde desta terça-feira (28). Os policiais estavam em uma viatura descaracterizada, quando entraram na rua Fernando Lobo, por orientação de um aplicativo de navegação.
Os policiais foram identificados por criminosos da região e tiveram suas armas roubadas. Segundo a Polícia Militar, os bandidos ficaram com duas pistolas calibre 9mm.
Eles relataram que estavam abastecendo a viatura em um posto de gasolina na Via Dutra. Ao deixarem o posto, eles tentaram retornar para sua base de serviço, no Campo dos Afonsos, na zona oeste. Porém, o aplicativo de navegação traçou uma rota que passava pela rua Fernando Lobo, na entrada da comunidade dominada pelo tráfico.
A Polícia Militar realizou uma operação na região e conseguiu recuperar as armas dos agentes.