Pelo menos 24 refugiados afegãos estão acampados no terminal dois do Aeroporto Internacional de Cumbica, na cidade de Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, à espera de um abrigo. No auge do fluxo migratório, em outubro do ano passado, o aeroporto chegou a abrigar cerca de 300 pessoas.
A Band procurou o Aeroporto e a prefeitura de Guarulhos para saber quais serão as providências que serão tomadas. Em nota, a administração municipal informou que cerca de 24 pessoas estão no local, mas um novo voo com refugiados irá pousar em Cumbica, então não tem confirmação com um número exato, e estão fazendo um balanço de quantas pessoas vão precisar de acolhimento.
Segundo a prefeitura de Guarulhos, todas as vagas disponibilizadas pelo município e pelo governo de São Paulo estão preenchidas, ou seja, não há vagas disponíveis para os refugiados que chegaram ao Brasil. A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social entrou em contato com o governo estadual para desenvolver uma nova estratégia para acolher essas pessoas.
Enquanto não há uma definição em relação ao local para onde os refugiados afegãos serão encaminhados, a prefeitura de Guarulhos disse à Band que dará água, café da manhã, almoço, jantar e cobertores para essas pessoas.
Os afegãos, que estavam acampados no aeroporto até fevereiro, foram acolhidos de forma humanitária pela prefeitura de Guarulhos e pelo governo de São Paulo. Desde então, não havia registro de acampamentos no terminal dois.