Aeroporto de Porto Alegre é reaberto para voos comerciais após 170 dias fechado

Terminal ficou quase seis meses fora de operação devido aos estragos causados pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul entre abril e maio

da redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Aeroporto Salgado Filho
Divulgação/Fraport

Após cerca de 170 dias fora de operação devido aos estragos causados pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul entre os meses de abril e maio, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, volta a receber voos comerciais a partir desta segunda-feira (21). 

Segundo a Fraport, concessionária que administra o Aeroporto Salgado Filho, as primeiras rotas abrangem voos com origem ou destino a Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

Cerca de nove mil passageiros circularão já no primeiro dia de operação, que contará com 71 voos (37 partidas e 34 chegadas).

A expectativa é que a movimentação seja ampliada pouco a pouco, já que, mesmo operando com apenas parte da pista principal, o Salgado Filho já comporta até 128 operações domésticas por dia.

“Antes do Natal, o aeroporto estará 100% funcionando, (inclusive) com voos internacionais”, assegurou o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, em um vídeo postado nas redes sociais.

“E vamos manter toda essa ampliação da malha aeroportuária que criamos no interior do estado, durante este período de dificuldade”, acrescentou Pimenta, destacando a importância do Salgado Filho para o processo de reconstrução e a retomada da atividade econômica no Rio Grande do Sul.

Com a volta gradual das operações, check-in, despacho de bagagens, embarque e desembarque de passageiros serão feitos no próprio aeroporto – temporariamente, na área internacional, com acesso pelas portas 5 e 6 do segundo piso.

Os primeiros estabelecimentos da praça de alimentação também começarão a funcionar na próxima semana. A previsão da Fraport é recuperar toda a pista de pouso e decolagem e restabelecer os primeiros voos internacionais até 16 de dezembro.

Com informações da Agência Brasil

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.