Bolsonaro segue sem previsão de alta da UTI e com acompanhamento pós-operatório

Ex-presidente passou no domingo (14) por procedimento de mais de 12 horas para retirar aderências no intestino grosso

Da redação

Bolsonaro segue sem previsão de alta da UTI e com acompanhamento pós-operatório
Bolsonaro segue na UTI após cirurgia de 12 horas
Reprodução/Instagram/@jairmessiasbolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro segue hospitalizado na UTI do DF Star, sem previsão de alta. A informação foi divulgada nesta terça-feira (15) pela equipe que acompanha o político desde a cirurgia de mais de 12 horas no domingo (13). 

Bolsonaro segue internado com estabilidade clínica, sem dor,
sangramentos ou outras intercorrências. É previsto que ele faça fisioterapia motora, como caminhar pelo hospital e respiratória. O ex-presidente não deve receber visitas nos próximos dias. 

Mais cedo, o ex-presidente surgiu nas redes sociais e deu detalhes do procedimento. Pelo Instagram, Bolsonaro disse que as 48 horas após a cirurgia são fundamentais para a recuperação. "Esse é o período em que os órgãos que foram manipulados durante o procedimento de mais de 12 horas começam a desinflamar, permitindo observar os primeiros sinais de uma real situação", escreveu. 

Ele citou que, neste período, é preciso evitar conversas e estímulos que possam causar dilatação e até descolamento da parede abdominal. "Riscos que precisam ser evitados com máxima cautela frente ao enfrentado na sala de cirurgia", disse Bolsonaro. 

O ex-presidente também publicou dois vídeos em que aparece caminhando pelo hospital. Na primeira caminhada, por volta das 9h15, Bolsonaro circula com o apoio de um andador. Questionado por um integrante do corpo médico se sentia tontura, respondeu que não. Em dado momento, ele deixa o andador se apoia nos médicos que o acompanhava.

No segundo vídeo, publicado já no fim da tarde, ele surge primeiro com o apoio de um andador e depois com o de sua esposa, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, e outros dois enfermeiros. Aparenta caminhar já com menos dificuldade que na gravação da manhã, mas ainda sem conseguir ficar sem apoio.

Segundo a ex-primeira-dama, Bolsonaro continua recebendo apenas visita de familiares. “Por enquanto, não estamos fazendo exceções e agradecemos a compreensão de todos”, publicou Michelle.

Tópicos relacionados

Mais notícias