O presidente Jair Bolsonaro receberá, em cerimônia nesta terça-feira (23), o coração do imperador Dom Pedro I. O evento acontece no Palácio do Planalto com a presença dos herdeiros da família imperial.
O órgão do primeiro imperador do Brasil chegou à Brasília, em voo da Força Aérea Brasileira (FAB), na última segunda-feira (22). Após a solenidade com Bolsonaro, o coração de Dom Pedro I ficará exposto no Palácio do Itamaraty até 8 de setembro, um dia depois do bicentenário da Independência.
Órgão preservado há 187 anos
O coração está preservado em formol há 187 anos, encapsulado em espaço com pressão controlada. A Câmara Municipal de Porto, cidade portuguesa onde o órgão está, aprovou a vinda para o Brasil.
Em Portugal, o coração de Dom Pedro I fica na igreja de Nossa Senhora da Lapa, na cidade do Porto. Ele é protegido pelos Guardiões da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa.
Agenda no Brasil
No dia 7 de setembro, data da Independência do Brasil, o coração estará em um evento, ao lado de outros chefes de Estado convidados. O retorno a Portugal está previsto para o dia 8 de setembro, chegando no dia 9 à cidade do Porto.
Do dia 25 de agosto ao dia 7 de setembro, o coração fica acessível ao público no Itaramaty. Durante a semana, somente alunos de escolas do Distrito Federal poderão visitar a sala com o órgão. A prioridade no agendamento é de instituições públicas. Demais visitantes terá apenas os finais de semana para ver a exposição (dias 27 e 28 de agosto, e 3 e 4 de setembro).