O presidente Jair Bolsonaro participa na manhã deste sábado (10) de uma motociata com apoiadores pelas ruas de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Depois do trajeto, ele pretende realizar um passeio de jet ski no rio Guaíba, o que ainda depende de autorização das autoridades locais. As informações são da BandNews TV.
Bolsonaro vai liderar o percurso por um trajeto de cerca de 90 quilômetros pela capital e a região metropolitana. A concentração aconteceu no pátio da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), na avenida Assis Brasil.
O itinerário, que ainda pode sofrer alterações, prevê o deslocamento pela BR-290 (Freeway), BR-116, BR-386, BR-448, com retorno pelas avenidas Castelo Branco, Mauá, João Goulart, Edvaldo Pereira Paiva, Padre Cacique, Diário de Notícias, seguindo pela Icaraí, Padre Cacique, Praia de Belas, Ipiranga, João Pessoa, Túnel da Conceição, Castelo Branco, Freeway e Assis Brasil até voltar à FIERGS.
Todo o trajeto será organizado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de Porto Alegre.
Bolsonaro já participou anteriormente de motociatas em outras capitais, incluindo Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, onde provocou aglomerações e uma série de desrespeito às medidas sanitárias e de distanciamento.
Ação quer barrar motociatas
O deputado federal Célio Studart (PV-CE) ingressou com uma ação para tentar barrar a realização de motociatas ou eventos similares com participação do presidente Jair Bolsonaro na capital Fortaleza ou em outras cidades do Ceará.
O parlamentar questiona os gastos com mobilização de órgãos de estado e recursos do erário para custear a operação das manifestações que denomina como sendo "de cunho político-eleitorais”.
A Advocacia-Geral da União (AGU) tem até a próxima sexta-feira (16) para se manifestar sobre o processo. O prazo foi determinado pela Justiça Federal do Ceará.