Bolsonaro pede ajuda ao Congresso para zerar impostos sobre o diesel

Em discurso, presidente criticou governos anteriores e mencionou corrupção e má administração do PT

Da redação com BandNews TV

O presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu ajuda a deputados e senadores para o governo zerar o imposto do diesel. A declaração foi dada nesta quarta-feira, 02, em discurso na cerimônia do anúncio da portaria que visa modernizar a prova de vida pelo Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

“Peço, agora, ajuda aos parlamentares, aqui. Ninguém vai fazer nenhuma barbaridade, mas eu quero, emergencialmente, que me deem os poderes para zerar o imposto do diesel – o do gás de cozinha nós já zeramos – para enfrentar os desafios, buscar alternativas para o preço dos combustíveis”, disse Bolsonaro.

Na cerimônia, o presidente voltou a criticar os governos do Partido dos Trabalhadores (PT), entre 2003 e 2016, mencionando escândalos de corrupção e modelos de administração adotados no período. 

“Em parte, o preço é alto pela roubalheira ou péssima administração do passado. É difícil explicar isso para uma parte da população. Alguns têm o governo como se tivesse navegando num mar de tranquilidade. São dois anos de mar revolto, mar grosso. Sobrevivemos”, continuou o presidente.

Entenda os preços no Brasil

As variações do dólar impactam diretamente o preço dos combustíveis no Brasil, pois a política adotada pela Petrobras se baseia no mercado internacional desde 2016, no governo Temer.

O preço da gasolina, por exemplo, é afetado por mais cinco fatores: custo de produtor e/ou importador da gasolina (a Petrobras), os impostos federais (CIDE, PIS/Pasep e Cofins) e estaduais (ICMS), o etanol obrigatório e as margens de distribuição e revenda.

Mais notícias

Carregar mais