Bolsonaro fala após decisão do TSE: “Estamos a caminho de uma ditadura”

O ex-presidente falou com a imprensa em Minas Gerais

Por Andrey Mattos

Bolsonaro fala após decisão do TSE: “Estamos a caminho de uma ditadura”
Ex-presidente Bolsonaro em Brasília
Adriano Machado/Reuters

O ex-presidente Jair Bolsonaro falou sobre a decisão do TSE que formou maioria para torná-lo inelegível. Bolsonaro estava em agenda em Minas Gerais e falou com a imprensa após a Ministra Cármen Lúcia declarar seu voto, acompanhando o relator, no sentido de condenar o ex-presidente. Para Bolsonaro, a decisão coloca o Brasil a caminho de uma ditadura. 

“Estamos a caminho de uma Ditadura! O caminho está bastante avançado para uma ditadura com eleições sem confronto. Sem mim, quem seria oposição ao mandatário que está aí em 2026? No momento ainda não tem nome. Pode ser que apareça, mas não tem nome. Seria quase que um WO ou poderiam por aclamação lá no TSE continuar o mandato do Lula, afinal de contas, ele é um grande democrata”, disse.

Bolsonaro disse também que tomou uma facada nas costas com a decisão. “Hoje vivemos aqui uma inelegibilidade. Não gostaria de me tornar inelegível. Na política, essa frase não é minha, “ninguém mata ninguém morre”! Espero! Tentaram me matar em Juiz de Fora, aqui com uma facada na barriga e hoje tentam com uma facada nas costas com a inelegibilidade por abuso de poder político”, finalizou.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria e declarou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível por prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. A decisão da Corte Eleitoral aconteceu em julgamento na sessão desta sexta-feira (30). 

Com a decisão, o ex-presidente Jair Bolsonaro está inelegível e não poderá concorrer às eleições municipais de 2024 e 2028 e ao pleito estadual ou federal de 2026. A ação do TSE não é válida para o âmbito penal, ou seja, o político não será preso. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais