Uma senhora de 77 anos realiza o sonho de estudar. Edna Generosa de Jesus, de Diadema, na região metropolitana de São Paulo, frequenta a escola pela primeira vez já que, no passado, tinha outras prioridades.
Então, tudo é novidade! As letras, os números, as contas e até desenhos no caderno de artes. “É a primeira vez que faço desenho porque eu nunca tinha tempo e nunca estudei”, desabafa.
Quando era criança, a dona Edna usava pedaços de carvão para aprender as letras e palavras.
Os estudos nunca puderam fazer parte da vida da senhora Edna. As prioridades sempre foram trabalhar e criar os filhos, e só aos 77 anos descobriu que entre letras e números sempre foi o seu lugar.
“No meu tempo, as filhas mulheres não tinham o direito de estudar, mas eu sempre quis. Meu sonho era ser professora, mas eu nunca desisti do meu sonho. Isso é a melhor coisa que já aconteceu na minha vida”, diz a dona Edna.
Essa história não é exclusiva da dona Edna, outras mulheres, que são colegas de sala da dona Edna, passaram pela mesma situação e também puderam realizar seus sonhos de frequentar a escola. “Sempre quis estudar, só que eu nunca tive oportunidade. Casei nova, com 19 anos, e logo já tive filhos, precisei trabalhar para ajudar em casa”, relata uma senhora. Outra colega de classe da dona Edna diz que até já havia iniciado os estudos no passado, mas que precisou sair da escola para cuidar de um irmão especial para que sua mãe pudesse trabalhar.
O primeiro sonho da aluna mais velha da classe já está realizado. “Eu estou muito feliz com o desempenho da dona Edna. Ela tem capacidade total de alcançar os maiores sonhos que ela tiver”, diz a professora Joelma Correia.
Se você pensa que a dona Edna vai parar só na escola, pensou errado! Os planos da senhora de 77 anos é de cursar faculdade de direito. “Eu falo para meus filhos e netos: eu já cuidei de vocês, agora eu vou cuidar da minha vida, vou fazer a minha faculdade e quero a ajuda de todos vocês para me ajudar a fazer a faculdade”.