Será inaugurado nesta quinta-feira (6), a faixa azul para motociclistas na avenida dos Bandeirantes em São Paulo. O trecho terá oito quilômetros de extensão no corredor Norte-Sul, no sentido aeroporto.
O modelo de faixa azul para motos já está sendo utilizado em outras vias da capital paulista, como na avenida 23 de maio, e desde o início deste ano não foi registrado nenhuma morte de motociclista.
O projeto da capital foi implementado em outras cidades brasileiras e recebeu destaque internacional, já que outras regiões da América do Sul consultaram a cidade de São Paulo para ter mais informações sobre a faixa azul.
Faixa azul na avenida 23 de maio
O Projeto Piloto da Faixa Azul para motocicletas completa oito meses de operação na Avenida 23 de Maio, sentido Santana/Aeroporto, com resultados muito positivos, segundo a prefeitura de São Paulo.
A Faixa Azul é utilizada por 86% dos motociclistas e houve queda de acidentes leves dentro do espaço da Faixa Azul e não houve sinistros graves ou óbitos. O uso do projeto aumentou entre os motociclistas e chegou a 87,2% no horário de pico.
Já fora da faixa azul, houve cinco acidentes com vítima leve e uma com vítima grave entre os meses de agosto/setembro, constatando um aumento do número de sinistros fora do espaço do projeto piloto.