A previsão é de chuva na cidade de São Paulo para os próximos dias. Com isso, os problemas tendem a aumentar. Nesta segunda-feira (12), por exemplo, toda a capital está em estado de atenção para alagamentos, indica o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).
Há potencial para rajadas de vento, alagamentos, queda de árvores e raios, além de transbordamentos de rios e córregos. As próximas horas seguem com tempo instável. As chuvas variam de intensidade e de local.
As instabilidades vêm do interior. Imagens do radar meteorológico do CGE, órgão vinculado à prefeitura de São Paulo, mostram chuva forte e moderada nas zonas Oeste e Leste, principalmente na subprefeitura de Itaquera. Nos municípios de Cotia, Jandira, Barueri e Itaquaquecetuba, chove forte.
Áreas de atenção
Segundo o CGE, as regiões com estado de atenção para alagamentos a partir das 13h15 de hoje são:
- Zona Norte
- Zona Leste
- Zona Oeste
- Zona Sul
- Zona Sudeste
- Centro
- Marginal Tietê
- Marginal Pinheiros
Próximos dias
A propagação da frente fria pelo litoral paulista causa chuvas mais generalizadas e rajadas de vento, além de amenizar o calor dos últimos dias.
Na terça-feira (13), há previsão de tempo nublado e chuvoso, além de rajadas de vento ao longo do dia. As temperaturas devem variar entre mínimas de 19°C e máximas que não devem superar os 25°C.
A continuidade das chuvas aumenta os riscos para formação de alagamentos, queda de árvores e deslizamentos de terra.
A quarta-feira (14) ainda deve começar com muita nebulosidade, chuvas mais fracas e chuviscos, principalmente durante a madrugada. A frente fria se afasta do litoral paulista, porém os ventos úmidos que passam a soprar do oceano ainda causam muitas nuvens e deixam as temperaturas mais amenas.
No mesmo dia, as mínimas oscilam em torno dos 17°C, enquanto as máximas podem chegar aos 26°C.