Ação violenta tem tiroteio, reféns e quarteirão cercado na Zona Oeste de SP

Negociação com bandidos tem operação envolvendo pelo menos cem policiais

Da Redação

Cerca de dez bandidos armados com fuzis, que teriam assaltado uma residência, trocaram tiros com a polícia na Rodovia Raposo Tavares, na tarde desta quinta-feira (29), e parte da quadrilha invadiu um imóvel no Jardim Bonfiglioli, na Zona Oeste de São Paulo. Quatro pessoas, que seriam funcionárias da escola "Pingu's English School", foram feitos reféns por aproximadamente duas horas.

Às 14h18, dois criminosos se entregaram e quatro reféns foram libertados. A reportagem da Band confirmou que uma das reféns era uma professora da escola e que crianças foram libertadas assim que os bandidos entraram, por volta de 12h40. A mãe da professora recebeu uma mensagem no Whatsapp enviada pelo celular da filha. “Estamos bem, podem (SIC) ficar tranquila”, diz o texto. 

O tenente Eduardo, da Polícia Militar, afirma que os bandidos concordaram em se entregar após a chegada de um advogado. “Após a chegada da esposa de um deles e de um advogado, eles acharam por bem se entregar. A gente sabe que eles estavam em quatro veículos. Várias residêcias foram vistoriadas, os moradores foram retirados para que a polícia pudesse vistoriar”, contou o tenente em entrevista à Rádio Bandeirates. 

No total, três pessoas foram presas e duas armas apreendidas. A polícia segue em busca de outros suspeitos que fugiram. 

Testemunhas afirmaram que pelo menos um fuzil foi visto com os bandidos que entraram na escola de inglês. Pelo menos cem policiais militares fazem parta de operação na Praça João Batista Tramontano, no Jardim Bonfiglioli. Policiais especializados em negociação fizeram parte da ação. Foram mobilizadas dezenas de viaturas, assim como o helicóptero Águia e agentes do Gate.

Um sócio da escola de inglês, identificado como Rodrigo, disse à reportagem da Rádio Bandeirantes, que no horário da invasão normalmente haveria cerca 20 crianças de 8 a 12 anos de idade no estabelecimento. Testemunhas disseram que um grupo de crianças saiu da escola no momento da invasão.

"Cheguei aqui para fazer meu papel e mostrar pra polícia um desenho lá de dentro, como sei bem como é lá dentro, vou ajudar a polícia", disse o sócio da escola. A Pingu's English School oferece aulas de inglês e reforço escolar para crianças.

De acordo com a polícia, o grupo inicialmente invadiu uma casa no bairro Morumbi. Uma moradora percebeu a chegada dos bandidos, se trancou em um cômodo e chamou a polícia. Os criminosos fugiram ao perceberam a chegada de viaduras. 

Durante uma perseguição pela rodovia Raposo Tavares houve confronto com a polícia. Os criminosos dispararam contra uma viatura. Não há confirmação sobre feridos.

Notícias

Carregar mais