O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou neste domingo (29) sobre o furacão Ida, que chegou à costa do país pelo Golfo do México e originou uma tempestade nível 4, com ventos de aproximadamente 240 km/h. “Nós estamos orando pelo melhor, mas nos preparamos para o pior”, disse.
Segundo Biden, cerca de 2,5 milhões de refeições e geradores já foram enviados à região, além de combustível para que a produção de energia seja garantida, já que pelo menos 400 mil pessoas na Louisiana já estão sem energia.
Também há um estoque de colchões e cobertores. “Estamos colocando tudo o que for possível à disposição das autoridades locais”, afirmou.
De acordo com o líder norte-americano, as coisas podem piorar e o auxílio federal pode ser necessário por semanas. Ele conta que hoje 70 experts trabalham nessa situação, mais de 100 pessoas estão envolvidas na parte médica, além da Cruz Vermelha e parceiros locais.
O presidente também pediu que os moradores da região sigam as instruções dos governos locais e tomem todas as precauções, pois “o risco é muito alto”.