O presidente dos Estados Unidos e candidato à reeleição, Joe Biden, enviou uma carta aos democratas do Congresso e declarou que está comprometido em permanecer na disputa eleitoral. Segundo o político, ele é “a melhor pessoa para derrotar” Donald Trump em 2024.
“Eu não estaria concorrendo novamente se não acreditasse plenamente que sou a melhor pessoa para derrotar Donald Trump em 2024”, escreveu o presidente dos Estados Unidos.
"Tivemos um processo de nomeação democrata e os eleitores falaram clara e decisivamente. Recebi mais de 14 milhões de votos, 87% dos votos emitidos em todo o processo de nomeação. Tenho quase 3.900 delegados, o que me torna o candidato provável do nosso partido por uma ampla margem. Este foi um processo aberto a qualquer um que quisesse concorrer. Apenas três pessoas escolheram me desafiar", diz ele.
Biden reforça que os eleitores do Partido Democrata votaram nele e foi o escolhido para ser o candidato da legenda.
No texto, Biden fala que a decisão foi tomada em meio às especulações sobre o assunto e que vai focar em derrotar Donald Trump nas urnas. A carta foi publicada apenas um dia depois de cinco democratas seniores da Câmara dizerem durante uma teleconferência privada que acreditam que Biden deveria desistir da corrida.
O episódio aumentou a já enorme pressão sobre o presidente e seus assessores. Na semana passada, o presidente participou de uma entrevista na televisão americana. Ele declarou que estava exausto e doente no dia do debate com Trump, e chegou a ser submetido a exames antes de entrar no palco. O desempenho visto como desastroso agravou a crise no partido democrata.