O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um alerta para os cidadãos americanos que estão em território ucraniano. Em entrevista à rede NBC News, na última quinta-feira, 10, o mandatário disse para os compatriotas deixarem o país do Leste europeu imediatamente por causa da “invasão iminente da Rússia” na Ucrânia.
Segundo Biden, a crise pode evoluir na Ucrânia de forma muito rápida. O mesmo alerta destaca que a Casa Branca não pretende enviar soldados ao ex-país soviético nem mesmo para uma possível operação de retirada de cidadãos, de repatriação.
Na visão do presidente americano, o envio de militares para repatriar cidadãos acenderia um alerta no governo da Rússia.
Devido ao conflito, os EUA seguem reforçando a segurança no Leste da Europa. Hoje, mais um carregamento de equipamentos militares e armas chegaram à Kiev, capital da Ucrânia, como parte de uma promessa americana de enviar 200 milhões de dólares ferramentas para o reforço do país.
Por outro lado, a Rússia se mobiliza do ponto de vista militar, mesmo com negações sobre invasão à Ucrânia. Novas imagens de satélite, divulgadas hoje, mostraram o que dizem ser novos acampamentos ao longo da fronteira dos dois países.