O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, descreveu a abordagem do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na Faixa de Gaza no conflito contra o Hamas como “um erro”. O político demonstrou preocupação nos ataques contra frotas de ajuda humanitária e voluntários.
A declaração do presidente norte-americano foi feita durante entrevista para a rede de TV Univision, voltada para o público hispânico, que ocorreu poucos dias depois do ataque israelense que matou sete trabalhadores humanitários da ONG World Central Kitchen (WCK).
“Portanto, penso que o que ele (Benjamin Netanyahu) está fazendo é um erro. Não concordo com a abordagem dele. Acho ultrajante que esses quatro ou três veículos tenham sido atingidos por drones e levados para uma rodovia onde não era como se estivesse ao longo da costa, não era como se fosse um comboio se movendo lá”, disse Biden;
O presidente americano declarou que está pedindo aos israelenses concorde com um cessar-fogo e que permitam o acesso total de alimentos e medicamentos na Faixa de Gaza.
“O que peço é que os israelenses peçam um cessar-fogo, que permitam, durante próximas seis a oito semanas, um acesso total a todos os alimentos e medicamentos que entram no país. Falei com todos, desde os sauditas, aos jordanianos e aos egípcios. Eles estão preparados para entrar, estão preparados para levar essa comida. E acho que não há desculpa para não atender as necessidades médicas e alimentares dessas pessoas. Isso deve ser feito agora”, acrescentou Biden na entrevista.