Biden diz que ligou para Trump e garantiu transição pacífica: "É o que o povo merece"

Presidente dos EUA fez o seu primeiro pronunciamento oficial após o fim das eleições

Da Redação

Biden diz que ligou para Trump e garantiu transição pacífica: "É o que o povo merece"
Biden em pronunciamento sobre a eleição de Donald Trump
REUTERS/Kevin Lamarque

O presidente dos EUA, Joe Biden, fez um pronunciamento oficial nesta quinta-feira (7) sobre a vitória de Donald Trump na eleição presidencial norte-americana. 

Biden disse ter ligado para Trump e garantido uma transição pacífica de governo. 

Ontem [quarta] falei com o presidente-eleito Trump para parabenizá-lo pela sua vitória e garanti que vou direcionar toda a minha administração para trabalhar com a sua equipe para uma transição pacífica e organizada. É o que o povo americano merece

O democrata não teve a mesma cortesia quando venceu Trump no pleito de 2020. O republicado até hoje não reconhece que perdeu aquela eleição, sendo que as contestações sobre o resultado acabaram com a invasão ao Capitólio no dia 6 de janeiro, quando o Senado dos EUA homologaria a vitória de Biden. 

O atual presidente também elogiou Kamala Harris, sua atual vice e candidata derrotada nas eleições. Biden começou como candidato à reeleição, mas desistiu da campanha após críticas ao seu desempenho no primeiro debate. 

“Eu também falei com Harris, ela foi uma verdadeira parceira. Ela fez uma campanha inspiradora e todo mundo pôde ver algo que descobri cedo e respeito muito: o seu caráter”, disse Biden. 

O presidente dos EUA ainda defendeu a sua administração, citando as obras de infraestrutura, que, segundo ele, mostrarão resultados nos próximos anos. 

Por fim, Biden pediu o fim das tensões políticas no país, após uma eleição marcada pela divisão profunda.

“Você não pode amar o seu país só quando vence. Você não pode amar o seu vizinho só quando concordam. Uma coisa que vocês podem fazer independente em quem votou e se verem não como adversários, mas como compatriotas”, disse.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais