O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que o Hamas, grupo terrorista influente na Faixa de Gaza, e o presidente Vladimir Putin, da Rússia, representam ameaças diferentes, mas com algo em comum, a aniquilação das democracias vizinhas. A fala ocorreu em pronunciamento oficial, direto da Casa Branca, nesta quinta-feira (19).
“Hamas e Putin representam ameaças diferentes, mas têm isso em comum: ambos querem aniquilar democracias vizinhas. O Hamas tem isso como propósito de existência, a destruição do Estado de Israel e a eliminação do povo judeu”, disse o presidente americano.
Biden também destacou que os Estados Unidos estão comprometidos com a dignidade e autodeterminação dos palestinos, ao citar encontro que teve com Mahmoud Abbas, da Autoridade Palestina.
“Conversei com o presidente Abbas, da Palestina, e reiterei que os Estados Unidos estão comprometidos com a dignidade, a autodeterminação. As ações dos terroristas do Hamas não devem tirar isso dos palestinos”, continuou Biden.
Em outro momento, o líder americano mencionou a explosão de um hospital na Faixa de Gaza, evento que matou centenas de civis, de acordo com o Ministério da Saúde palestino. Para Biden, o ataque não partiu de Israel.
“Como tantos outros, estou com o coração quebrado pelo sofrimento dos palestinos e com a situação daquele hospital em Gaza, algo que não foi causado pelos israelenses. Não podemos ignorar a humanidade daqueles palestinos inocentes que querem apenas viver em paz e com dignidade”, ponderou Biden.