Biden autoriza Ucrânia a usar mísseis de longo alcance contra Rússia, diz jornal

Decisão acontece dois meses antes de Democrata deixar o poder e pode levar a escalada na Guerra

Da Redação

Volodymyr Zelensky e Joe Biden na Casa Branca
REUTERS/Kevin Lamarque

O presidente dos Estados Unidos Joe Biden reverteu uma posição e decidiu autorizar a Ucrânia a usar mísseis de longo alcance fornecidos pelos norte-americanos para atingir o território russo.

De acordo com o jornal “The New York Times", a permissão acontece devido ao envio de tropas da Coreia do Norte para lutarem ao lado dos russos na guerra. 

Até aqui, os EUA não permitiram que esse tipo de armamento fosse utilizado pelos ucranianos no conflito. Sobretudo, o Pentágono – como é conhecido o Departamento de Defesa norte-americano – argumentava que a quantidade disponível era limitada.

A mudança pode representar uma nova escalada no conflito e acontece dois meses antes de Joe Biden deixar o poder.

A partir de janeiro, Donald Trump voltará a ocupar a Casa Branca e chega lá com a promessa de encerrar rapidamente a guerra

Em entrevista, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse acreditar que a eleição do Republicano fará a guerra “terminar mais cedo” e que procura soluções diplomáticas entre seu país e a Rússia.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.