Benjamin Netanyahu afirma que ‘há data’ para ofensiva em Rafah

Primeiro-ministro israelense reiterou sua posição de que uma operação militar terrestre na cidade do sul do enclave palestino é essencial para a ‘vitória na guerra’

Da Redação

Benjamin Netanyahu afirma que ‘há data’ para ofensiva em Rafah
Benjamin Netanyahu
SULTAN/Pool via REUTERS/File Photo

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, informou nesta segunda-feira (8) que uma data foi marcada para a ofensiva terrestre em Rafah, no sul de Gaza, na fronteira com o Egito, onde mais de 1,5 milhão de pessoas estão refugiadas. 

Em vídeo compartilhado pelo premiê, Netanyahu reiterou sua posição de que uma operação militar terrestre na cidade do sul do enclave palestino é essencial para a vitória na guerra. 

Anúncio de Netanyahu acontece após o país afirmar que retirou quase todas as suas tropas do sul da Faixa de Gaza, inclusive da cidade de Khan Yunis, seis meses após o início da ofensiva que matou milhares de pessoas e deixou a área devastada.

Israel tem reduzido seus números em Gaza desde o início do ano para aliviar seus reservistas, e também em meio à crescente pressão dos Estados Unidos, seus aliados, para melhorar a situação humanitária no enclave, especialmente depois da morte de sete voluntários de uma ONG na semana passada.

Os Estados Unidos continuam a se opor publicamente à ideia da invasão de Rafah por Israel, uma vez que afirmaram que não existem planos viáveis ??para evacuar o grande número de civis que se encontram na área.

“Deixamos claro a Israel que pensamos que uma invasão militar em grande escala em Rafah teria um efeito enormemente prejudicial sobre esses civis e que acabaria por prejudicar a segurança de Israel”, declarou o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais