A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes enviou ao presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva uma carta apoiando a retomada do horário de verão. A mensagem também foi enviada ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin e ao ministro do Turismo, Celso Sabino.
Na carta, os representantes de bares e restaurantes apontaram benefícios ao setor e para a economia do país. Segundo o documento, a adoção do horário de verão causa um crescimento no faturamento entre 10% e 15%.
Além disso, a retomada beneficiaria o setor, que atualmente emprega mais de 7 milhões de brasileiros. A associação também afirmou que a medida irá auxiliar o comércio e turismo, já que turistas podem aproveitar os destinos e estender atividades até tarde.
“O retorno do horário de verão proporcionaria mais tempo de luz natural durante os dias, o que favorece o consumo e a frequência de clientes nos estabelecimentos, além de trazer mais movimento e segurança às cidades de um modo geral”, cita a carta.
Em 2022, Lula fez uma enquete no X, antigo Twitter, perguntando sobre o possível retorno do horário de verão. Na ocasião, 66,2% dos usuários foram favoráveis ao retorno, enquanto 33,8% foram contra.