A fachada do Theatro Municipal de São Paulo passa por uma polêmica na última semana: a prefeitura da capital paulista mandou retirar a bandeira LGBTQIA+ que estava estendida na fachada no último dia 14.
Segundo apuração de Juliano Dip, a retirada foi feita pela equipe da Fundação Theatro Municipal, sem concordância da Sustenidos, gestora do Complexo Theatro Municipal de São Paulo.
A Sustenidos disse que apoia a causa LGBTQIA+ em todos os projetos e equipamentos sob sua gestão, e vem buscando formas de aprimorar continuamente o tratamento do tema institucionalmente.
Em nota, a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) informou que a remoção em pleno mês do Orgulho LGBTQIA+ ocorreu pela “rotatividade das atividades do espaço, sendo necessárias alterações constantes na fachada, propiciando regular andamento das atividades".
“A SMC destacou que a remoção da bandeira foi feita após diversas celebrações em torno dos direitos da comunidade LGBTQIAPN+. Por fim, ressaltamos que o Theatro Municipal de São Paulo é a casa da cultura, a qual possui a pluralidade de danças, vozes movimentos, atuações, personificações e diversidade”, completa a nota.