A inteligência artificial está sendo usada pelo Banco Do Brasil para a renegociação de dívidas pelo WhatsApp.
As pioneiras desse sistema foram as fintechs, empresas que desenvolvem serviços financeiros totalmente digitais. Com os chamados Chatbots, um computador atende o cliente sem a interferência humana, com mensagens de texto ou até áudios gravados. Em alguns bancos, até 60% dos clientes que iniciam a conversa concluem o procedimento.
A pandemia fez esse processo se tornar mais popular. Em 4 meses, o Banco do Brasil renegociou R$ 40 milhões em dívidas. E nenhum dos 4.500 clientes veio até a agência. Tudo foi resolvido pelo assistente virtual através do WhatsApp.
É a primeira vez que um grande banco usa exclusivamente o aplicativo negociar dívidas. Para realizar o atendimento, o correntista deve se conectar ao WhatsApp DO Banco do Brasil com a hashtag "#renegocie". O assistente virtual fornece as formas de pagamento disponíveis para a situação do cliente. Os boletos serão enviados por mensagem, podendo ser pagos em agências, no app do banco ou no internet banking.
Com o robô, posso disponibilizar a qualquer hora, na madrugada, na hora do cliente, e não na hora do banco”, explica Paula Sayão, diretora de negócios digitais do BB.
Mas atenção, para aumentar a segurança do seu WhatsApp, ative a autenticação de dois fatores,e e cuidado com os golpes. Não é comum o banco enviar mensagens para renegociar dívidas, faça você o primeiro contato. E se atente para as condições do acordo que foi fechado.