O Banco Central reabriu nesta terça-feira (28) a consulta de valores esquecidos por clientes em bancos. O Sistema de Valores a Receber (SVR) tem disponível cerca de R$ 6 bilhões para 38 milhões de pessoas físicas e dois milhões de pessoas jurídicas.
A instituição informa que houve melhorias desde a última consulta, ampliando a possibilidade e o montante a receber. Além disso, o sistema liberou a consulta a valores de pessoas falecidas, podendo ser acessadas por herdeiros, testamentários, invetariante ou representante legal, desde que se informe dados de contato da instituição responsável pelo valor e a faixa de valor.
O único site que se faz a consulta e também se solicita a devolução de valores é o https://valoresareceber.bcb.gov.br. Os valores esquecidos são referentes a contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível; cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito; recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados; tarifas cobradas indevidamente e parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas.
O serviço é gratuito e o Banco Central informa que não envia links ou entra em contato para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais. Somente a instituição bancária é que pode contatar a pessoa a receber e ninguém está autorizado a pedir a senha.