A Guarda Ambiental de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, apreendeu na manhã desta quinta-feira (8) dois balões com mais de 40 metros, sendo um deles ainda em chamas, na Estrada do Papagaio, no bairro Tatetos.
Na ação da Guarda Ambiental em conjunto com a Polícia Militar da cidade, as autoridades agiram rapidamente e o fogo não atingiu nenhuma casa do local. Além disso, as autoridades apreenderam bandeiras de um terceiro balão.
Em nota, a Guarda Ambiental de São Bernardo do Campo informou que devido ao porte dos balões, “eles acabam atraindo infratores para a captura e depois serem soltos novamente, e a ação impediu também esse resgate. A GCM fez a apresentação e os mesmos foram destruídos em locais seguro”.
Crime ambiental
Soltar balão que possa causar incêndio é crime. A Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605, de 1998, em seu artigo 42, descreve como crime as condutas de fabricar, vender ou soltar balões que possam causar incêndios. A pena para esse crime é de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.