Balneário Camboriú tem maior proporção de pessoas vivendo em imóveis alugados, aponta IBGE

Por Estadão Conteúdo

Balneário Camboriú tem maior proporção de pessoas vivendo em imóveis alugados, aponta IBGE
Trecho da praia central de Balneário Camboriú
Kaio Garcia/PMBC

Balneário Camboriú, em Santa Catarina, é o município com mais de 100 mil habitantes com a maior porcentagem de pessoas vivendo em imóveis alugados (45,2%). O número faz parte do levantamento Características dos Domicílios, do Censo 2022, divulgado na manhã desta quinta-feira, 12, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com os novos dados, a grande maioria da população brasileira vive em casa própria (72,7%), mas o IBGE vem registrando uma queda contínua nesse porcentual nas últimas duas décadas, em todo o País.

Em compensação, o número de pessoas pagando aluguel, que vinha caindo entre 1980 e 2000, voltou a subir há duas décadas, passando de 12,3% para os atuais 20,9%.

O número de pessoas vivendo em imóveis alugados não é necessariamente um indicador de vulnerabilidade social, segundo o IBGE. Tanto é assim, que a participação dos municípios com os maiores porcentuais de imóveis alugados está, justamente, nas unidades da federação mais ricas, como Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.

Segundo o Censo 2022, a população de Balneário Camboriú é de 139.155 pessoas - o que representa um aumento de 28,74% em relação ao Censo de 2010. A população da cidade, no entanto, é flutuante, podendo chegar a mais de 500 mil pessoas durante o verão.

Outro dado curioso sobre o município também levantado pelo IBGE: trata-se da segunda cidade do País com a maior proporção de pessoas morando em apartamentos, 57,22% da população. Em apenas três municípios do Brasil as casas não são o tipo de moradia predominante. Além de Balneário Camboriú, temos Santos (63,45%) e São Caetano do Sul (50,77%).

E é justamente pelo grande número de prédios imponentes que a cidade de Santa Catarina é conhecida como a Dubai brasileira. O município também é conhecido como a Flórida brasileira por receber muitos aposentados.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais