Um avião de pequeno porte que auxiliava no combate a um incêndio florestal em Talca, na região de Maule, no Chile, explodiu após bater em um poste e cair em uma rodovia nesta segunda-feira (15).
O piloto da aeronave, identificado como Fernando Solans, de 58 anos, morreu. Outras quatro pessoas ficaram gravemente feridas. Segundo a rádio chilena BioBio, os feridos viajavam em um veículo quando foram atingidos pela aeronave.
O avião era do modelo Turbo Trush, operado pela empresa aérea Air Andes SPA, que presta serviço para a Corporação Nacional Florestal (Conaf) do Chile.
“A Conaf lamenta informar que nesta segunda-feira (15) ocorreu um acidente de avião na comuna de Talca, durante trabalhos de controle de incêndio. Como consequência deste infeliz acontecimento, confirma-se a morte do senhor Fernando Solans, de nacionalidade espanhola, piloto da aeronave modelo Turbo Trush, operada pela companhia aérea Air Andes SPA, que presta serviços à Conaf”, disse o órgão em nota.
"A Conaf presta as condolências à família do Sr. Solans, que passou a fazer parte do legado de mártires que deu suas vidas para resguardar o patrimônio de nosso país, e, assim, proteger também a vida de seus habitantes", escreveu a Corporação, em nota.
A Corporação reforçou que está trabalhando de forma ativa com as autoridades que investigam o caso e declarou que irá fornecer todas as informações que tem à disposição para esclarecer as causas do acidente.
O presidente chileno Gabriel Boric usou as redes sociais para lamentar o acidente e a morte do piloto da aeronave, Fernando Solans. “Todos os anos, milhares de pessoas assumem a difícil, mas nobre tarefa de combater os incêndios florestais. Hoje temos que lamentar a morte do piloto que prestava serviços ao Conaf. Meus respeitos e mais profundas condolências à sua família e entes queridos”, escreveu.
“Todo o meu apoio aos dirigentes da Conaf em todo o nosso país. Cidadãos, lembrem-se que prevenir um incêndio florestal é muito mais fácil do que combatê-lo. Vamos cuidar uns dos outros!”, reforçou Boric.