Um avião da companhia China Eastern Airlines caiu nesta segunda-feira (21) com 132 pessoas a bordo na região de Guangxi, no sul do país. Aqui você confere tudo que se sabe até o momento sobre o caso.
Como era o avião?
O avião era do modelo Boeing 737-800. Ele pertencia a uma frota chamada Próxima Geração, que começou a voar em 1997. O histórico de acidentes fatais é considerado muito baixo; foram registrados 11 em mais de 7 mil unidades entregues.
Quantas pessoas estavam a bordo?
Havia 132 pessoas na aeronave, incluindo 123 passageiros e 9 tripulantes. Ainda não há informações sobre sobreviventes.
De onde veio e para onde ia?
O voo saiu de Kunming e tinha como destino final a cidade de Guangzhou. A queda aconteceu em Guangxi, região repleta de montanhas no meio do caminho.
Quais as principais suspeitas?
Imagens obtidas pelo Jornal da Band mostram o avião caindo em alta velocidade a um ângulo de 90 graus. Dados de rastreamento de voos mostram que ele perdeu a altitude de 8.800 metros em apenas 3 minutos.
A queda seguida de explosão provocou um incêndio na floresta. Os bombeiros já recolheram diversas peças da fuselagem, mas ainda não encontraram sinais das vítimas.
A Boeing e a China Eastern Airlines informaram que ainda não é possível explicar o que houve e abriram investigações para apurar o acidente. A empresa ainda decidiu suspender todos os voos do modelo 737-800.
Vídeo: Caixa preta vai ajudar na investigação
Vale lembrar que as companhias aéreas chinesas continuam proibidas de usar o Boeing 737 Max, sucessor do 737-800, após acidentes ocorridos na Indonésia e na Etiópia em 2018 e 2019.