O avião KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou do aeroporto de Beirute, capital libanesa, às 12h30 (horário de Brasília), desta segunda-feira (7). Esse é o segundo voo de repatriação de brasileiros na região.
Segundo a Força Aérea Brasileira, neste segundo voo de resgate estão 227 pessoas, incluindo 49 crianças, sendo sete de colo, e três pets.
Está prevista uma escala em Lisboa, em Portugal, para reabastecimento, antes da decolagem para a Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos, na Região Metropolitana da capital paulista. O voo está previsto para pousar às 7h30 desta terça-feira.
“A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), empregada na Operação ‘Raízes do Cedro’, do Governo Federal, decolou de Beirute, no Líbano, às 18h30 (horário local) desta segunda-feira (07/10). A bordo do KC-30 estão 227 resgatados, além de 3 pets”, informou a FAB em nota.
Com a decolagem do segundo voo, o governo brasileiro, em operação conjunta dos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa, já retirou do Líbano 456 pessoas e 6 animais domésticos.
Em nota, o Itamaraty declarou que segue em contato com os brasileiros e familiares próximos que desejam sair do Líbano, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, para a organização de novo voo, a depender das condições de segurança no terreno.
“O governo brasileiro reitera o alerta para que todos sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, para aqueles que disponham de recursos para tal, que procurem deixar o território libanês por meios próprios. O aeroporto de Beirute continua em operação, principalmente com voos regulares da companhia libanesa Middle Eastern Airlines”, declarou o Itamaraty em nota.
Doações de insumos
A aeronave foi utilizada para levar doações de insumos de saúde do governo brasileiro ao Líbano: 20 mil seringas com agulhas e 4 mil agulhas individuais.
Até o momento, a FAB ainda não divulgou o número de pessoas que estarão no segundo voo de repatriação. A primeira fase de resgate repatriou 228 passageiros, incluindo dez crianças de colo, além de três animais domésticos.
Operação Raízes do Cedro
Segundo o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, a Operação Raízes do Cedro terá caráter continuado com o intuito de repatriar, por semana, cerca de 500 brasileiros. A expectativa é que o novo grupo de repatriados chegue ao Brasil na terça-feira (8), por volta das 10h.
Estima-se que 21 mil brasileiros morem em território libanês. O Ministério das Relações Exteriores contabiliza cerca de 3 mil brasileiros que desejam deixar o país, em meio à escalada das operações militares das Forças Armadas de Israel.
Primeiro voo de repatriação no Líbano
Os primeiros 228 repatriados do Líbano chegaram ao Brasil na manhã deste domingo (6), na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, na Região Metropolitana da capital. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recepcionou o grupo.
Logo após o desembarque, o petista fez um rápido discurso criticando o posicionamento de Israel de "matar inocentes, mulheres e crianças, sem nenhum respeito pela vida humana".
"O Brasil é um país generoso e não tem contencioso com nenhum país do mundo porque a gente não deseja guerra. A guerra só destrói. O que constrói é a paz", disse o presidente.
Doações humanitárias
Em 2023, o Brasil fez doações humanitárias de medicamentos, imunizantes e insumos de saúde a diversos países, entre eles, Bolívia, Cabo Verde, Cuba, Líbia, Haiti, Palestina, Suriname e Turquia. Em 2024, Granada, Guiana, Honduras, Paraguai, São Vicente e Granadinas e Uruguai também receberam doações brasileiras na área de saúde.