O prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PSD) disse nesta terça-feira (3) que a Avenida Radial Oeste, que passa ao lado do estádio do Maracanã, na zona norte da cidade, vai passar a se chamar Avenida Pelé ou Avenida Rei Pelé. Segundo Paes, o decreto oficializando a mudança de nome será publicado nesta quarta-feira (4) no Diário Oficial do município.
“A Avenida Radial Oeste que circunda o Maracanã passará a se chamar amanhã de Avenida Pelé! O decreto sairá publicado no Diário Oficial de amanhã!”, escreveu o prefeito. Em seguida, Paes lançou uma enquete para as pessoas escolherem se o novo nome da via deve ser Avenida Pelé ou Avenida Rei Pelé.
Pelé e o Maracanã
O Maracanã é o palco do futebol. Tem quem sonhe com muitas coisas, mas para um garoto que sonha em jogar futebol, pisar no gramado do Estádio Jornalista Mário Filho é uma realização. Não é à toa que o gol mais famoso da história da carreira de Pelé foi exatamente nesse templo.
Em novembro de 1969, com o Maracanã lotado, em uma partida contra o Vasco – time no qual o rei já de declarou torcedor- o Rei marcava seu milésimo gol. Não foi uma bicicleta, não teve um drible, mas ficou marcado por atingir uma marca inédita. O gol de número 1.000 do maior brasileiro da história, saiu no maior templo do esporte.
Não teve um que não vibrou com aquele momento: “Todo mundo se levantou até a torcida do Vasco gritava Pelé, Pelé.. eu estava sozinho contra todo o mundo”, declarou Andrada, o goleiro do Vasco na época.
O Maracanã já rendeu boas marcas para o Rei. Foi lá que aconteceu gol de placa, em 1961, contra o Fluminense. Em um lance onde o Pelé driblou três adversários antes de chutar e, não marcou um gol, foi uma obra prima.
A despedida da seleção brasileira aconteceu em 1971. O palco não podia ser outro, o Maracanã. O maior de todos os tempos que vai existir, deixa seu legado no futebol e muitas memórias no maior palco do futebol.