Atos em favor da democracia acontecem em vários estados do Brasil, nesta segunda-feira (9), após as depredações terroristas que aconteceram neste domingo (8), em Brasília.
Após a invasão golpista no Congresso Nacional, Palácio do Planalto, e Supremo Tribunal Federal, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, integrantes das frentes Povo Sem Medo, Brasil Popular e outros movimentos sociais marcaram manifestações em defesa da democracia.
Eles pedem a punição dos terroristas envolvidos na invasão deste domingo. Em São Paulo, manifestantes se concentraram no vão livre do Masp, na Avenida Paulista.
O coordenador nacional do MTST e deputado federal, Guilherme Boulos, disse que a tentativa de golpe deste domingo reforça "a necessidade de não se anistiar Bolsonaro e os demais golpistas".
A Reitoria e a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, a USP, também convocaram a sociedade para um ato em defesa da Democracia. Em 11 de agosto do ano passado, um ato em defesa da democracia e do processo eleitoral reuniu lideranças políticas, intelectuais, empresários, sindicatos e artistas na Faculdade de Direito da USP.
Os participantes do ato leram a Carta aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito!, documento articulado pela USP que coletou mais de 920 mil assinaturas pela internet. A leitura foi feita no Pátio das Arcadas, ainda dentro do prédio da faculdade.