Duas atletas de Saltos Ornamentais do Fluminense acusam segurança de um shopping da zona norte do Rio de Janeiro de racismo.
Em uma publicação na internet, as gêmeas Natali e Nicole Cruz, de 28 anos, afirmaram que depois do treino foram até o Shopping Tijuca, e perceberam que a segurança do estabelecimento começou a segui-las.
As atletas mudaram de lugar algumas vezes para terem certeza que estavam sendo seguidas, mas a funcionária sempre ia atrás.
De acordo com o relato, Nicoli foi até o banco, onde a mãe delas estava, para perguntar se o atendimento ia demorar muito. Na mesma hora a segurança entrou e perguntou a funcionária da agência se ela estava incomodando. Após ser questionada pela dupla, a segurança saiu de perto e não seguiu mais as meninas.
A dupla fez o registro no SAC do shopping. Segundo a publicação, o chefe da segurança ficou surpreso com o ocorrido, pois disse que a maioria dos funcionários eram negros.
O boletim de ocorrências foi realizado na delegacia da região que investiga o caso.
O Shopping Tijuca se pronunciou por meio de nota, dizendo que a funcionária foi afastada, e que os fatos estão sendo apurados. Veja abaixo na íntegra.
Sentimos muito pela experiência das clientes Natali e Nicoli Cruz no nosso shopping. Repudiamos qualquer ato de discriminação e consideramos inaceitável e inadmissível qualquer ato de preconceito. A funcionária da empresa prestadora do serviço de segurança contratada pelo shopping foi imediatamente afastada e a apuração dos fatos segue junto aos órgãos competentes. Estamos tratando o assunto com toda relevância e atenção que ele merece. Prezamos por proporcionar um ambiente saudável e negociavelmente respeitoso para todos os nossos clientes, lojistas e colaboradores. O Shopping Tijuca seguirá reforçando, com funcionários e empresas terceirizadas prestadoras de serviços, o cumprimento dos nossos valores por meio de treinamentos, mantendo assim um ambiente inclusivo e igualitário.