Ataques israelenses no Líbano matam mais um líder do Hamas

Comandante do grupo islâmico palestino morreu, junto com esposa e duas filhas, em bombardeio a campo de refugiados no norte do país. Hezbollah relatou confrontos com tropas de Israel na fronteira libanesa.

Por Deutsche Welle

Ataques israelenses no Líbano matam mais um líder do Hamas
Edifícios danificados após os ataques israelenses ao sul de Beirute, no Líbano
REUTERS/Ali Alloush

Um ataque israelense a um campo de refugiados no norte do Líbano matou o comandante do Hamas Saeed Atallah Ali, sua esposa e suas duas filhas, informou o grupo militante neste sábado (05/10).

É o primeiro bombardeio no norte libanês desde o início do conflito Hamas-Israel na Faixa de Gaza, desencadeado pelo grande ataque do movimento islâmico em solo israelense em 7 de outubro de 2023.

O ataque matinal, a cerca de cinco quilômetros ao norte de Trípoli, ocorreu um dia depois que outro ataque aéreo israelense cortou uma estrada principal que liga o Líbano à Síria, deixando duas enormes crateras em ambos os lados da estrada.

Na terça-feira, Israel iniciou uma incursão terrestre no Líbano contra o grupo militante Hezbollah. O Exército israelense disse que nove soldados morreram no conflito no sul do Líbano.

Ataques ao sul de Beirute e confrontos em terra

Neste sábado, militares israelenses realizaram novos bombardeios nos arredores do sul de Beirute, reduto do Hezbollah, que relatou confrontos com tropas israelenses na fronteira libanesa e um ataque a uma base aérea no norte de Israel.

No sul do Líbano, "soldados do inimigo israelense tentaram novamente avançar em direção à área em torno do escritório do prefeito na cidade de Adayseh" e "os confrontos continuam", disse o movimento islâmico libanês Hezbollah em um comunicado divulgado neste sábado, depois de afirmar que forçou os soldados israelenses a "recuar" na área.

A milícia também disse ter atacado tropas na região de Yarun, também no sul, com uma "barragem de foguetes" e também soldados em dois locais no lado israelense.

A organização também afirmou ter disparado foguetes contra a base aérea israelense de Ramat David, perto da cidade de Haifa, no norte do país, a cerca de 45 quilômetros da fronteira libanesa.

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, alertou na sexta-feira que seus aliados, principalmente o Hezbollah e o Hamas, continuariam a luta contra Israel, aumentando os temores de uma conflagração no Oriente Médio.

md (AFP, DPA, AP)

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais