Ataque de míssil da Rússia destrói arena de esportes no gelo na Ucrânia

Ginásio em Druzkkivka ficou em ruínas e duas pessoas ficaram feridas no ataque; veja fotos

Da redação

Ataque destruiu o ginásio em Druzhkivka Clodagh Kilcoyne/Reuters
Ataque destruiu o ginásio em Druzhkivka
Clodagh Kilcoyne/Reuters

Um ataque de míssil da Rússia atingiu a arena de esportes no gelo na cidade de Druzhkivka, na província de Donetsk, na Ucrânia. Segundo autoridades locais, duas pessoas ficaram feridas no ataque. O míssil atingiu o teto do ginásio e destruiu todo o interior. O bombardeio aconteceu nesta terça-feira (3).

A Arena Altair, atingida no ataque, pertence ao clube Donbass. Nele eram praticados os esportes de hóquei no gelo e patinação no gelo. 

O diretor do clube, Fedor Ilyenko, disse nas redes sociais que o clube já teve um ginásio destruído em Donetsk em 2014, quando começou os primeiros sinais de conflito entre Rússia e Ucrânia naquela região. Então, eles se mudaram para a pequena cidade de Druzhkovka e criaram a Escola Nacional de Hóquei e Patinação Artística no Gelo. 

“Fizemos tudo para garantir que as crianças de Druzhkovka, Kramatorsk, Slavyansk, Konstantinovka, Pokrovsk e Bakhmut tivessem a oportunidade de praticar esportes. Tentamos preservar o mais importante nesta vida: a geração futura, e fizemos de tudo para garantir que em condições de guerra nossas crianças tivessem uma vida mais normal possível”, escreveu.

O ginásio sediou o torneio mais prestigiado da Europa, a IIHF Copa Continental, em 2019, e em 2021 foram realizadas partidas da Liga de Hóquei (Kiev, Palácio dos Desportos, 2021).

“O bombardeamento da pista de gelo de ontem foi um sopro no coração da nossa segunda vida que começou em 2014. Esta arena tornou-se uma casa, literalmente: nossos funcionários passaram mais tempo lá do que em apartamentos de aluguel. Agora só restam ruínas da arena."

“Queridos russos, o que vieram libertar? Da vida? Do futuro? Deixem a nossa terra e vivam a vida de vocês aí, na casa de vocês.”

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais