A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) vai realizar uma reunião de emergência nesta quinta-feira (26) para discutir o atual cenário do conflito entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza em meio ao impasse no Conselho de Segurança.
A sessão, intitulada "Ações ilegais israelenses em Jerusalém ocupada e no resto do Território Palestino Ocupado" foi convocada pela Jordânia e pela Mauritânia. É a 39ª vez que a "décima sessão especial de emergência" se reúne sobre o assunto.
Segundo o jornal The Times Of Israel, o pedido da Jordânia e Mauritânia para convocar a sessão não menciona o Hamas, ou os ataques de 7 de outubro. Porém, pontua que “o cerco e agressão militar por parte de Israel, a potência ocupante, contra a população civil palestina na Faixa de Gaza, que causou a destruição desenfreada de casas e outras propriedades e infraestruturas civis, e infligiu condições humanitárias catastróficas, arriscando uma desestabilização ainda mais perigosa da situação, pondo em perigo mais vidas de civis e ameaçando a paz e a segurança internacionais”.
Na quarta-feira (25), duas resoluções, dos Estados Unidos e da Rússia, sobre o conflito no Oriente Médio foram vetadas pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.