Ao chegar em Amsterdã, os artistas Wallace Pato e Gustavo Speridião receberam uma mensagem do hotel que haviam reservado por meio de uma plataforma de hospedagem. O Hotel Plantage enviou por meio do aplicativo Booking e pelo e-mail: 'Olá, sua reserva foi cancelada! Desculpe, mas não aceitamos pessoas negras no hotel'.
Wallace diz ao Band.com.br que recebeu o comunicado no último dia 17, mas a reserva não havia sido cancelada efetivamente. "Eles enviaram a mensagem, ficamos com medo e pensamos em não pisar lá, estávamos colocando a vida em jogo e corremos para outro hotel. Eles não quiseram devolver o dinheiro da reserva ou prestar apoio", conta.
Segundo o artista, Gustavo tentou por quase duas semanas conversar com o hotel e com o Booking. "Eles não queriam devolver o dinheiro, queriam supostamente dar um cash para usar em outra hospedagem, não se importaram com a mensagem", afirma.
Durante o período em Amsterdã, Wallace conta que ficou mal psicologicamente. "O tempo inteiro fiquei mal, não generalizo o povo, mas olhavam para mim de forma estranha, de maneira agressiva. Aí eu, longe de casa, fiquei acuado, com medo de andar na rua", diz.
Wallace e Gustavo contam que só foram contatados pelo Hotel Plantage após denunciarem o caso nas redes sociais, duas semanas depois, ao saírem da Holanda. Agora estão em Roma, e alegam que só decidiram denunciar o caso quando conseguiram sair do país. O motivo foi pela segurança e pela falta de apoio do hotel ou da plataforma. "O hotel entrou em contato para valer hoje, querendo resolver. Depois desse tempo fazendo pouco caso. Temos prints das conversas e tudo, já temos até advogado em cima do caso", pontua.
O problema foi os danos mentais, que eles poderiam causar, o trauma. Saímos do hotel, tivemos que ir para outro, não pagaram, ficamos com medo. Imagine estar em outro país, todos rindo da nossa cara, olhando feio, como eu vou ficar num hotel desse? - questiona Wallace.
Procurado pela reportagem da Band.com.br, o Hotel Plantage alega que sofreu um ataque hacker e a prática de phishing, quando alguém obtém informações como senhas para roubar a identidade de um usuário. "Isso não veio do nosso hotel ou do Booking.com", diz.
O hotel afirma que pediu investigação por parte do Booking.com e que o hóspede foi contatado, mas sem resposta. Wallace, por sua vez, afirma que não quiseram devolver o dinheiro e nem prestou solidariedade. " Só ligam porque eu postei, eu postei, sou um artista, com outro artista também, com trabalho sério e viram a proporção que tomou", comenta.
O hotel também publicou uma nota no Instagram:
A Band procurou o Booking.com. Em nota, a empresa afirmou que "não tolera nenhum tipo de discriminação". "Estamos investigando o caso em questão junto à acomodação para garantir que todas as providências sejam tomadas", diz a nota.