Arthur Lira: "Instituições são fortalezas que não se abalarão por oportunismo"

Presidente da Câmara se pronunciou pela primeira vez após as ameaças de Jair Bolsonaro às eleições

da Redação com BandNews TV

Deputado federal Arthur Lira (PP-AL)
Fábio Rodrigues Pzzebom/Agência Brasil

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), disse na manhã deste sábado (10) que as instituições brasileiras são “fortalezas que não se abalarão com declarações públicas e oportunismo”.  

O parlamentar estava sendo cobrado por não se pronunciar até o momento a respeito da declaração do presidente Jair Bolsonaro ameaçando a realização das eleições em 2022. 

Ontem (9), o líder do Executivo disse que sem voto impresso não haverá eleição no ano que vem. A fala ocorreu no mesmo dia em que uma pesquisa do Instituto Datafolha apontou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ampliou vantagem sobre Bolsonaro e marcou 58% a 31% no segundo turno. A pesquisa PoderData/Band divulgada na quarta-feira também mostrou a liderança do petista nas intenções de voto.

A fala provocou reações duras do presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso, do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, que presidirá o TSE no ano que vem.

Tanto Barroso quanto Moraes falaram em “crime de responsabilidade”. Pacheco, por sua vez, lembrou que qualquer mudança na Constituição, que assegura a realização de eleições presidenciais a cada quatro anos, precisa ser feita pelo Congresso.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.