O deputado federal Arthur Lira (PP) foi reeleito nesta quarta-feira (1) para a presidência da Câmara com 464 votos. O político ficará mais dois anos no comando da Casa e teve vitória expressiva, graças ao apoio das mais diversas frentes parlamentares. Esta é a maior votação da história do plenário. As maiores até então tinham sido de 434, com Ibsen Pinheiro em 1991, e João Paulo Cunha, em 2003.
Arthur Lira teve o amplo apoio de partidos da base aliada do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e até o parido do ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL). Arthur Lira não teve rivais expressivos na disputa da presidência da Casa.
O único que seria oposição era Chico Alencar (PSOL), que não reuniu apoios expressivos e teve 21 votos. Na véspera da eleição, houve a candidatura de Marcel Van Hattem (Novo), que também não tem apoio e recebeu 18 votos.
Ao discursar, Lira citou que faz questão de renovar a garantia de que dará voz para todos os deputados. "Muito obrigado a cada deputado e deputada, que com seu voto, me elegeram presidente desta Casa, mais que o reconhecimento a uma dinâmica de trabalho, o resultado desta eleição mostra que a boa política é possível divergir, debater, mas fazer consensos e trabalhar em prol do Brasil", afirmou.
Ele citou que será uma voz firme nas “prerrogativas da liberdade de expressão”. “Este primeiro de fevereiro é a prova de que o Brasil é uma democracia madura, feita por ampla maioria de pessoas que lutam e defendem a liberdade. O direito ao contraditório, à esperança em um futuro de prosperidade e na melhoria do povo brasileiro”, disse.
Lira foi presidente pela primeira vez em 2021, em aliança com Bolsonaro. Ele não levou nenhum dos 140 pedidos de impeachment contra o presidente, ganhando o poder de administrar uma boa parte do chamado Orçamento Secreto, nome da distribuição de emendas parlamentares sem tanta transparência. Apesar de atualmente ser proibido pelo Supremo Tribunal Federal, Lira conquistou o apoio de outros deputados pelos repasses.
Por outro lado, Lira conquistou o apoio da base aliada de Lula após a aprovação da PEC de Transição, emenda que liberou despesas acima do teto e possibilitando um valor mais alto para o Bolsa Família.
Quem é Arthur Lira
Arthur Lira tem 53 anos, é advogado e está no quarto mandato como deputado federal. Empresário, agropecuarista e bacharel em direito, Lira foi eleito com quase 220 mil votos pelo estado de Alagoas.
O político atualmente está no Progressistas, mas já foi partidário do Partido da Mobilização Nacional, Partido Trabalhista Brasileiro, do PSDB e do Democratas. Lira é filho de Benedito de Lira, ex-Senador pelo Alagoas e atual prefeito de Barra de São Miguel.