Uma arquibancada montada dentro de um galpão de uma empresa na cidade de Itapecerica da Serra, região metropolitana de São Paulo, desabou na manhã desta terça-feira (20). O Corpo de Bombeiros confirmou 31 feridos e nove pessoas morreram - sendo sete mulheres e dois homens.
O Corpo de Bombeiros, a Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar, Defesa Civil de Taboão da Serra e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estão no local. Uma retroescavadeira auxiliou nas buscas.
Segundo o Capitão André Elias, porta-voz do Corpo de Bombeiros de SP, disse em entrevista ao Boa Tarde, São Paulo, que não descarta a hipótese de ter mais pessoas embaixo dos escombros da estrutura que cedeu. “O maior desafio é fazer o acesso nesses locais onde, supostamente, podem haver ou não corpos. É uma estrutura pesada, que demanda equipamento especial, nós já trabalhamos com maquinário pesado que auxilia no trabalho e que torna um pouco mais célere essa busca aos corpos ou, eventualmente, pessoas com sobrevidas”.
O espaço é uma empresa de contêiner e cerca de 70 funcionários estavam presentes no local no momento do desabamento, segundo informações preliminares.
O candidato a deputado estadual, Jones Donizette (Solidariedade), e a candidata à Câmara dos Deputados, Ely Santos (Republicanos) estão entre os feridos. Segundo informações, foram convidados para conhecer a empresa e quando se despediam dos trabalhadores ocorreu o desabamento. Os políticos ficaram e outros quatro integrantes de suas equipes ficaram entre os escombros, mas foram resgatados e encaminhados para hospitais da região.
Seis pessoas deram entrada no Hospital Geral de Itapecerica da Serra, sendo que uma já recebeu alta e uma vítima está internada em estado grave. Para o Hospital de Pirajussara, três pessoas deram entrada e segundo a Secretaria de Saúde da cidade, outras duas vítimas estão a caminho do hospital e duas com ferimentos graves. Muitas vítimas foram encaminhadas para o Pronto Socorro Central de Itapecerica da Serra, mas a administração do local não informou o número exato de pacientes que estão recebendo atendimento.
Dois helicópteros Águia da Polícia Militar também estão ajudando no transporte das vítimas da tragédia, pelo menos uma pessoa foi transferida para o Hospital das Clínicas em São Paulo.
A major do Corpo de Bombeiros, Luciana Soares, falou à imprensa direto do local do acidente, que o auditório era de concreto com partes metálicas e não aparentava ter problemas estruturais. “É uma estrutura de auditório pequeno, de 80 a 100 metros quadrados, no primeiro andar. Pelo que eu pude observar, não era improvisado”, comentou.
Cerca de 30 homens do Corpo de Bombeiros estão no local.
Defesa Civil
Em entrevista para o Brasil Urgente, o coordenador estadual da Defesa Civil, o coronel Henguel, diz que quem faz esse tipo de evento tem de se preocupar com a segurança do local. “A perícia, a Polícia Civil vai apurar o que aconteceu e verificar as responsabilidades porque foram nove mortos. Então, realmente, é um acidente muito grave que marca a cidade”, comenta.
O que diz a prefeitura de Itapecerica da Serra?
Por meio de nota, a prefeitura de Itapecerica da Serra informou que a regularização do imóvel, devido à dimensão e por estar em uma área de proteção e recuperação aos mananciais, é objeto de licenciamento junto ao órgão ambiental estadual (Cetesb), o que antecede a licença municipal. Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, o projeto - anteriormente aprovado pela Cetesb - foi irregularmente alterado, mas sua regularização junto aos órgãos públicos estava em trâmite.