O Brasil exporta nesta semana energia elétrica por dois dias seguidos para a Argentina, que sofre com uma onda de calor, causando recorde da demanda energética no país. Na última quinta-feira (1º), A Argentina registrou o recorde de 2013 de demanda energética, marco de 29.105 MW, registrado em 13 de março de 2023.
A exportação brasileira é proveniente de usinas termelétricas localizadas nas regiões Sul e Nordeste, na modalidade comercial, segundo o Ministério de Minas e Energia.
Em nota, o Ministério de Energia da Argentina afirmou que também importa energia elétrica do Uruguai, Bolívia e Chile para poder compensar a demanda energética. O sistema elétrico nacional opera atualmente com reservas técnicas mínimas para evitar colapsos.
“Estas medidas procuram mitigar um sistema que está atualmente saturado e à beira do colapso, produto de anos de falta de investimento e taxas congeladas. Isto gerou extrema vulnerabilidade do sistema, evidente nos níveis de reservas mínimas”, diz a nota, enviada na quinta-feira (1º).